quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sobre a Chuva...



A chuva é um fenômeno meteorológico que consiste na precipitação de gota d'água no estado liquído sobre a superfície da Terra. É através das chuvas que a vida no planeta pôde se manter através dos tempos e as pessoas puderam sobreviver por tantos milênios...

Sem água não há vida. Ela é o dom mais precioso que existe sobre e sob a face da Terra. É também o principal componente do corpo humano:

"O corpo humano é composto de água, entre 70 e 75%. Na média, a proporção de água no corpo humano é idêntica a proporção entre terras emersas e águas na superfície do planeta Terra. Estranha coincidência. Melhor não tirar nenhuma inferência ou conclusão. O percentual de água no organismo humano diminui com a idade: entre 0 e 2 anos de idade é de 75 a 80 %; entre 2 e 5 anos cai para 70 a 75%; entre 5 e 10 anos fica entre 65 a 70%; entre 10 e 15 anos diminui para 63 a 65% e entre 15 e 20 anos atinge 60 a 63%. Aí vem um período de maior estabilidade, como na vida psíquica, mas sem muitas garantias: entre 20 e 40 anos esse teor de água no corpo humano fica entre 58 a 60%. Entre os 40 e os 60 anos, essa percentagem cai para 50 a 58%. A seiva parecer diminuir ou ficar mais concentrada. Acima de 60 anos, o humano segue sua desidratação. É como se nos idosos metade da existência fosse água e o resto, sólidas resíduas e recordações. No próprio corpo humano, os teores de água variam. Os órgãos com mais água são os pulmões (mesmo se vivem cheios de ar) e o fígado (86%). Paradoxalmente, eles têm mais água do que o próprio sangue (81%). O cérebro, os músculos e o coração são constituídos por 75% de água."

Assim sendo, quanto menos água existe em determinado local, pior (claro, essa situação não conta se você estiver preso em um aquário sem saída e sua respiração estiver falhando, mas isso é um caso à parte).

Voltando a tratar da chuva, agora de forma mais subjetiva, ouso dizer que ela , ao longo dos tempos, serviu de consolo às pessoas que possuem um amor considerado "inalcançável"... Pode parecer loucura isto que vos escrevo, entretanto, vou lhes "contar" uma história e vocês poderão ver que tenho razão quando trato da chuva dessa forma:

"Há muitos e muitos anos, quando o universo ainda engatinhava, a Terra foi formada. Como se deu sua formação, isto já é uma outra história, que não me recordo muito bem agora... O fato é que, no início, a Terra vivia sozinha na incomensurável escuridão do universo, condenada a solidão eterna; quando, de repente, algo meio que mágico aconteceu: Talvez resultado de uma força maior, ou de um desejo íntimo do planeta, surgiu uma superfície azul sobre a Terra, que mais tarde recebeu o nome de Céu.

Esse pode ser o primeiro caso de "amor à primeira vista" de que se tem noticia na história do universo, pois, imediatamente, num único olhar, Céu e Terra apaixonaram-se perdidamente. A partir daí surgiram os diversos planetas, o sol, a lua e as estrelas, nessa mesma ordem citada, por motivos já mensurados anteriormente, que podem ser lidos na crônica "Sobre a Lua". Entretanto, com o passar do tempo, o Céu e a Terra perceberam que, ao mesmo tempo que tinham a maior de todas as sortes, por terem nascido tão perto uma do outro, possuiam também o maior de todos os azares, visto que, embora amando-se loucamente, nunca poderiam se tocar...

Como que penalizados por esse destino trágico, os outros planetas começaram a chorar. Ninguém poderia prever o qeu aconteceu em virtude desse choro: As lágrimas viajaram por todo o universo, e chegaram até a Terra, onde acumularam-se e formaram as nuvens. Estas, por sua vez, ficaram tão cheias de lágrimas, que começaram também a chorar... Foi nesse momento que ocorreu a inesperada e apaixonante união da Terra com o Céu. A partir desse dia, essa água proveniente das lágrimas do universo nunca mais deixou o planeta, que foi praticamente todo revestido de água, que, a cada, ciclo, forma as nuvens, que são capazes de unir os eternamente separados, Céu e Terra."

É em virtude dessa lenda que considero a chuva como sendo um consolo às pessoas que possuem um amor considerado "inalcançável", assim como o amor existente entre o Céu e a Terra. Pois, se até mesmo o Céu e a Terra, condenados a viver eternamente separados, conseguiram unir-se, então os corações apaixonados também tem a capacidade de se unir, por mais dificil que pareça.

Hum... Pensando assim, será que, se eu fosse a chuva, poderia eu me unir ao coração de alguém, assim como ela consegue unir os eternamente separados, céu e terra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário