segunda-feira, 30 de maio de 2011

A fábula do gênio


O gênio
Omaha - 1998 *

Quando eu tinha dezesseis anos só pensava em duas coisas - garotas e carros. Eu não era muito bom com garotas. Então pensava em carros. Pensava nas garotas também, mas eu tinha mais sorte com carros.

Digamos que, ao completar 16 anos, um gênio tivesse aparecido para mim e que ele tivesse dito: "Warren, vou dar a você o carro que você quiser. Estarei aqui amanhã de manhã com um grande laço de fita amarrado em volta dele. Novo em folha. E será todo seu"

Tendo ouvido muitas histórias sobre gênios, eu perguntaria: "Qual é a cilada?". E o gênio responderia: "Só existe uma cilada. Esse é o último carro que você vai ter na vida. portanto, terá que durar a vida toda".

Eu teria escolhido o carro. Mas... qual seria o efeito de saber que ele teria que durar a vida toda?

(...)

Eu leria o manual umas cinco vezes. Manteria o carro sempre guardado na garagem. Se houvesse o menor arranhão, mandaria concertar imediatamente, para não enferrujar. Teria todo o cuidado com aquele carro, porque sabia que ele teria que durar a vida toda.

Essa é exatamente a posição de vocês em relação à sua mente e a seu corpo. Vocês só tem uma mente e um corpo. E eles tem que durar a vida inteira. É muito fácil fazê-los funcionar por muitos anos. Mas, se vocês não cuidarem dessa mente e desse corpo, eles estarão arruinados dentro de 40 anos, exatamente como o carro estaria.


O que vocês fazem agora, hoje, é o que determina como sua mente e seu corpo vão funcionar daqui a 20, 30 anos.


* Essa história é conhecida como a "Fábula do gênio", e foi desenvolvida por Warren Buffett, em meados dos anos de 1990, quando ele passou a contá-la para grupos de estudantes que se dispunham a escutá-lo. Warren sempre disse que as árvores não crescem até chegar ao céu... mas elas podem formar novos brotos... Pensem nisso ^__^.

2 comentários:

  1. Esse texto tem uma bela moral da estória. Quer dizer que podemos, de certa forma, interferir em nosso destino. O que fazemos de nós mesmos hoje determinará o que seremos amanhã e podemos escolher o que fazer.
    Adorei o blog. Estou te seguindo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. ola adorei sei blog muito legal..
    parabéns já estou seguindo se vc poder me seguir agradeço..beijos

    http://novidadesdamaroka.blogspot.com/

    ResponderExcluir