sexta-feira, 9 de julho de 2010

Albert Einstein





Um dia um professor universitário na Alemanha desafiou seus alunos com esta pergunta: Deus criou tudo que existe?

Um aluno respondeu: Sim, Ele criou.

Deus criou realmente tudo que existe? - perguntou o professor novamente.

Sim, senhor, respondeu o jovem. Então o professor respondeu:

Se Deus criou tudo, então ele fez o mal, pois o mal existe, e partindo desse preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau.

O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor feliz se regozijava de ter provado
mais uma vez que a fé era um mito.

Outro estudante levantou a mão e disse: Posso fazer uma pergunta? Lógico, foi a resposta do professor. O jovem ficou de pé e perguntou: professor, o frio existe?

Que pergunta é essa? É claro que o frio existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?

O rapaz responde: De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da física, o que consideramos frio na realidade é a ausência de calor, todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O 0º absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nós sentimos se não temos calor.

E a escuridão existe? Continuou o estudante. Existe sim, afirmou o professor.

O estudante respondeu: Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe.

A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar a escuridão não, até existe o prisma de Hichols para decompor a luz branca nas varias cores de que está composta com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não. Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz. Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim? Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para escrever quando não há a luz presente.

Finalmente, o jovem perguntou ao professor: Senhor, o mal existe? O professor respondeu: claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal.

Ao que o estudante respondeu: O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência de Deus, é o mesmo o dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé e o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há a luz.

Então o professor, depois de balançar a cabeça, ficou calado.

O Diretor acompanhando o debate perguntou ao aluno: Como te chamas jovem? E o aluno respondeu:

Chamo-me Albert Einstein, senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário